terça-feira, 5 de abril de 2016

Cuscuz Paulista Vegano.

Olá, pessoal!

O blog voltou apesar da NHAC! estar paradinha, por motivos de: falta de tempo e crise interna. Mas em breve, quem sabe, voltamos. Enquanto isso vou postar umas receitinhas aqui de vez em quando e a de hoje é Cuscuz Paulista.

Moro em Recife, mas sou de São Paulo, aqui a gente come cuscuz no café ou na janta, com leite ou manteiga e ovos, enfim, é quem é vegano geralmente faz um cuscuz de legumes e bota um azeitezinho ou come com algum leite vegetal. Em SP rola um cuscuz temperado, com molho de tomate e, geralmente, sardinha e que não precisa fazer na cuscuzeira e que se come frio (não gelado! FRIO). Enfim, ai vai a receitinha:

INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha de milho (o cuscuz);
1 xícara de extrato de tomate;
1 1/5 xícara de água;
1 cebola picada;
2 dentes de alho (ou mais se você gostar muito);
2 tomates picados;
1 abobrinha pequena em cubos, ou meia grande;
1 cenoura ralada;
1/5 pote de azeitona;
sal a gosto;
pimenta a gosto;
manjericão a gosto;
orégano a gosto;
azeite.


MODO DE PREPARO:

Refogue o alho e a cebola no azeite, depois adicione o tomate, a abobrinha e cenoura, junto com as ervas, o sal e a pimenta. Quando tiver tudo bem refogadinho, bote o extrato de tomate e misture beeem, Bote a farinha e misture bem, vá botando a água aos poucos, tem que ficar de olho pra que não fique muito seco e nem muito molhado, vai um olhando, se precisar bota mais um pouquinho, como faço tudo de olho é meio difícil dizer exatamente quanto tá bom, mas deve ser mais ou menos essa medida mesmo. Depois de uns 15/20 minutos o cuscuz deve estar cozido não deixe de ficar mexendo, pra que ele não queime no fundo panela.
Pegue uma forma de pudim e unte cm um pouquinho de azeite, bote as azeitonas no fundo e despeje o cuscuz, agora é só deixar esfriar e depois é só comer! Facinho né? Bom apetite :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário